INFORME PATRONAL: 7ª Reunião Ordinária do CMDRS - Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de BUÍQUE

Depois de vários meses sendo realizada através de aplicativos online, a Reunião Ordinária do CMDRS - Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Buíque ocorreu na manhã de hoje (07/07), de forma presencial, tomando todos devidos cuidados, respeitando as normas sanitárias exigidas pelos órgãos de saúde. Estiveram presentes: Os presidentes/representantes de associações; O Secretário de Abastecimento e Agricultura, Aldy Régis; A Coordenadora do CMDRS, Yolanda Andrade Oro; O Gerente do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco) Buíque, João Santana; O Presidente do Conselho Tutelar, José Cassiano; Os Vereadores (Elson Francisco, Rodrigo Carvalho e Deca); e Kedma (Gestora do Agronordeste / Sebrae).

Yolanda Andrade, Coordenadora do CMDRS, logo no início da sua fala parabenizou as associações que estão realizando reuniões de forma online e presencial. Lembrou que a campanha de vacinação contra febre aftosa  será prorrogada até o dia 15 de julho de 2021, e que a declaração poderá ser realizada até o dia 31 de julho do corrente ano. Cobrou as associações que estão com seus mandatos vencidos e/ou a se vencer, para que providenciem a regularização. Informou sobre os Cursos do Senar/Ar-PE que serão realizados a partir da próxima semana.

O Presidente do Conselho Tutelar, José Cassiano, agradeceu o espaço disponibilizado na reunião do CMDRS e nas Associações Rurais. Repassou informações do relatório de atividades do Conselho durante o último mês. Informou que o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, completou 31 anos.

Em sua rápida participação, Kedma, Gestora do Agronordeste / Sebrae, falou das ações que são voltadas para o Agro e o Comércio. O município de Buíque está contemplado com os programas: Palmas e Suinocultura. O Sebrae veio para ser uma soma a mais, trazendo tecnologia e inovação.

O Secretário de Abastecimento e Agricultura, Aldy Régis, abordou os seguintes assuntos: Consultoria do Selo Arte; Desenvolvimento da Suinocultura do Agreste Pernambucano; Inovação tecnológica da palma; Transferência de embriões; Adequação das Queijarias e Certificação; Distribuição de sementes de milho e sorgo forrageiro (mais de 6.000 quilos de sementes), através do CMDRS, IPA e Secretaria de Abastecimento e Agricultura; Operação carro pipa em mais de 108 pontos; Instalação de Dessalinizadores (junto ao IPA); Aração de Terra (600 horas); Inscrição de forma gratuita do CCIR e ITR (para ter acesso tem que fazer primeiro o CCIR); Outorga de água; Licença ambiental; Inseminação artificial (Bovinos de corte e leite, caprinos e ovinos); Produção intensiva de leite (o município é o maior produtor no estado de Pernambuco e está entre os 20 maiores do Brasil); ADAGRO (Vacinação/Aftosa); Entre outras ações desenvolvidas pela Sala do Empreendedor, está a emissão e renovação da Carteira de Artesão; O secretário garantiu que uma nova parceria está surgindo entre o município e o SENAC, com ações voltadas principalmente para juventude buiquense.

Como já é de costume, o Garantia Safra não pode faltar em toda reunião, para se ter uma ideia, na edição 2020/2021 foi injetado no município de Buíque +/- 1.500.000,00 reais. As inscrições para o Garantia Safra 2021/2022 começam em agosto, no entanto, quem já está no sistema irá migrar automaticamente. 

João Santana, Gerente do IPA Buíque, ratificou o que Yolanda e Aldir haviam apresentado na assembleia, e apenas acrescentou falando sobre as emissões e renovações das DAPs, tocou no assunto do Garantia Safra, principalmente em relação das inscrições de quem não é agricultor, mas que vez por outra aparece nos sistemas. Reiterou mais uma vez sobre a importância da adesão ao programa de sementes, pois é preciso aproveitar e valorizar este benefício.

Durante as considerações finais da Coordenadora do CMDRS, os vereadores presentes, tomaram a palavra e agradeceram pelo espaço e firmaram um compromisso de caminhar junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Buíque.

CMDRS // BUÍQUE-PE

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Buíque é um espaço com funcionamento permanente, de participação, discussão, proposição, deliberação, gestão e controle social das políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável do município de Buíque, atuando em todo o município, constituído de entidades da sociedade civil organizada legalmente constituída e do poder público.


Leonardo Silva
- Assessor de Imprensa e Comunicação -
informepatronal@gmail.com

Comentários