INFORME PATRONAL: 9ª Reunião Ordinária do CMDRS - Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de BUÍQUE

A 9ª Reunião Ordinária do CMDRS - Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Buíque, ocorreu na manhã de hoje (01/09), na Câmara Municipal, seguindo as normas do protocolo de vigilância sanitária, quando se trata de aglomeração de pessoas e diante das exigências sanitárias, sendo permitido o acesso ao recinto apenas das pessoas que apresentassem o cartão de vacinação. A intenção do CMDRS é zelar pelo bem-estar coletivo. Estiveram presentes nesta 9ª Reunião Ordinária: Os presidentes/representantes de associações; O Secretário de Abastecimento e Agricultura, Aldy Régis; A Coordenadora do CMDRS, Yolanda Andrade Oro; O Gerente do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco) Buíque, João Santana; Os Vereadores (Rodrigo Carvalho e Creuza Couto); e o Presidente do Conselho Tutelar, José Cassiano.

Na fala de Yolanda Andrade Oro, foram abordados os seguintes assuntos: Eleição da Associação do Sítio Barra do Gravatá; Eleição da Associação do Sítio Queimadinha; Reunião de lançamento do Garantia Safra 2021/2022 (Critérios estabelecidos pelo Programa); Solicitou a reorganização do calendário de reuniões das associações; Apresentação de agendamento de Cursos Formação Profissional Rural, Agroindústrias e Promoção Social do SENAR-AR/PE e Sindicato Patronal Rural de Buíque aprovados para o 4º trimestre; Reunião de Planejamento com as entidades solicitantes de Curso para o ano de 2022; De 06 a 08/10 será realizada o 18º Agrinordeste, no Centro de Convenções; De 13 a 24/09 - Inscrições para a Live: Qualificação e Atuação dos CMDRS no Programa Garantia-Safra (A realização ocorrerá de 04 a 20/10, com direito a Certificado).

José Cassiano, Presidente do Conselho Tutelar de Buíque, agradeceu o espaço cedido e realizou a Prestação de Contas do referido Conselho, através do Relatório de Agosto 2021: Crianças e adolescentes com mau comportamento; Atendimento psicológico;  Espancamento de crianças e adolescentes; Criança sem registro; Crianças e adolescentes negligenciadas pelos pais; Pensão alimentícia; Adolescentes fora da escola; Adolescentes fora de casa; Suspeitas de Abuso Sexual; Crianças com vacinas atrasadas; Crianças no trabalho infantil; e o Informativo Semanal na Rádio Buíque FM. Antes de concluir sua fala, solicitou que fosse chamada para próxima reunião ordinária, a Secretária da Mulher e Presidente do Conselho do Idoso de Buíque, Santina Oliveira.

O Gerente do IPA Buíque, João Santana, pediu para que associações, sentindo a necessidade da sua presença nas reuniões, informassem com antecedência. Lembrou que o IPA/Buíque está funcionando das 08h às 12h.

O Presidente da Associação do Sítio Boa Vista, Jear Marcelo, fez uma palestra sobre o Quintal Produtivo - Hortas suspensas de Garrafas PET. É uma técnica de jardinagem que permite colocar vasinhos suspensos para o cultivo de hortaliças e plantas em geral. Este tipo de horta geralmente aproveita materiais que iriam para o lixo, como garrafas PET e pedaços de madeira.

Representando o STR de Buíque, Sivaldo Oliveira (Vice Presidente e Secretário de Organização e Formação Sindical) falou sobre a Campanha Nacional de Sindicalização: Sindicato de Portas Abertas, realizando uma explanação sobre esta ação  que está sendo desenvolvida pela CONTAG, Federações e Sindicatos filiados, e que tem como objetivos fortalecer a representação e representatividade junto aos agricultores e agricultoras familiares, melhorando a relação político-sindical com a categoria a partir da escuta das necessidades dos(as) associados(as) e não associados(as) e de adoção de novas estratégias de ação sindical.

A Vereadora Creusa Couto reforçou a fala de Sivaldo e ainda acrescentou outros pontos importantes, como por exemplo os cuidados com esses empréstimos que estão sendo realizados porta-a-porta pela zona rural. Informou também que existem várias cisternas danificadas e sem condições de receberem água. Ressaltou que os cuidados com os idosos do município devem ser redobrados.

O Secretário de Abastecimento e Agricultura, Aldy Régis, apresentou os seguintes pontos: A Declaração do Imposto sobre a propriedade Territorial Rural - DITR, teve início no dia 16 de agosto e se estenderá até o dia 30 de setembro; Falou que o ITR tem seus efeitos almejados, possibilitando não somente a arrecadação, mas também, a diminuição dos latifúndios improdutivos e a função social da produtividade; Informou que 1.515 propriedades apresentaram o CCIR - Certificado de Cadastro do Imóvel Rural; 7.275 Imóveis estão inscritos no CAR - Cadastro Ambiental Rural (https://www.car.gov.br/publico/imoveis/index

Rodrigo Carvalho, Vereador, tomou a palavra e agradeceu o espaço, colocando-se sempre a disposição para o que for preciso. Pontuou sobre cada fala anterior a dele, destacando a importância de momentos como este, em que a comunidade rural se une em prol do bem comum.

A Coordenadora do CMDRS convidou os presentes a agradecer a Deus pelo dom da vida, e logo após encerrou a Reunião Ordinária.

CMDRS // BUÍQUE-PE

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Buíque é um espaço com funcionamento permanente, de participação, discussão, proposição, deliberação, gestão e controle social das políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável do município de Buíque, atuando em todo o município, constituído de entidades da sociedade civil organizada legalmente constituída e do poder público.


Leonardo Silva
- Assessor de Imprensa e Comunicação -
informepatronal@gmail.com -

Comentários