Treinamento: TRABALHADOR na Produção e Conservação de Forragem - SILAGEM foi ofertado na Comunidade do SÍTIO SERRA BAIXA, Buíque-PE

O Serviço de Aprendizagem Rural e o Sindicato Patronal Rural de Buíque, realizaram na Comunidade do Sítio Serra Baixa, zona rural de Buíque-PE, o Treinamento: Trabalhador na Produção e Conservação de Forragem - Silagem, entre os dias 08 e 10/09, com uma carga horaria de 24h. Quem ministrou o treinamento foi o instrutor e zootecnista Marcos Pierre, que contou com a participação de 10 inscritos.

Um dos objetivos do Treinamento: Trabalhador na Produção e Conservação de Forragem - Silagem, é o de armazenar forragem para o período de inverno sem grandes perdas nutricionais. Realizando o trabalho de forma correta, a ação permite que o alimento seja armazenado por um longo período, com a ajuda de uma fermentação controlada durante o processo. Diante das informações coletadas, nós afirmamos que o método é válido tanto para o produtor que quer aumentar a produção de leite da fazenda, como para aquele que quer engordar o gado.

"Ensilagem é um processo de conservação de forragens por meio da fermentação anaeróbica (sem presença de ar) das mesmas. O princípio básico desta modalidade de conservação é a transformação dos açúcares solúveis existentes na planta em ácido lático num ambiente anaeróbico. O ácido lático reduz o pH da massa ensilada, inibindo a proliferação de microrganismos indesejáveis, permitindo a estabilidade do material e boa preservação da qualidade da forragem." (AGROMOVE, 2019).

REFERÊNCIA:

STACCHINI, Paulo. Conversa com especialista: Produção e Conservação de Silagem. AGROMOVE, 2019. Disponível em: https://blog.agromove.com.br/producao-conservacao-silagem/. Acesso em: 10 de set. 2021.

MISSÃO

*Do Sindicato Patronal Rural de Buíque: é promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio, representando os interesses dos produtores rurais, fortalecendo as relações institucionais na base territorial do município de Buíque. 

*Do Senar-Ar/PE: é de realizar a Educação Profissional, a Assistência Técnica e as atividades de Promoção Social, contribuindo para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo. 

Leonardo Silva
||Assessor de Imprensa e Comunicação||
||informepatronal@gmail.com||   

Comentários